top of page

Projetos da Cia. aprovados pela Lei Aldir Blanc 

A Cia. Repentistas do Corpo estreou, com enorme sucesso, o espetáculo "ReverberÁfrica" no dia 21 de abril de 2021, às 21 horas, com transmissão on-line e gratuita através de sua página do canal YouTube, contando com 608 visualizações!

A temporada de estreia seguiu nos dias 23, 24, 25, 28 e 30 maio. O bate papo realizado, via chat, logo após cada uma das sessões, proporcionou uma rica troca de informações, perguntas e comentários, todos, muito elogiosos ao espetáculo e sua concepção, trilha sonora, figurinos, coreografias e direção de arte.

O projeto foi contemplado pelo edital ProAC - LAB n° 37

 

O trabalho investiga as conexões sensoriais e imateriais entre Brasil e África, através de um mergulho nas memórias afetivas, nas sonoridades e nos movimentos que habitam no universo particular dos intérpretes-criadores Carlos Antônio dos Santos, Cláudia Christ, Marcela Miyashita e Sérgio Rocha.

 

Desde os primórdios, o som do tambor carrega em si a ideia de um coração que explode e desperta as energias pulsantes da mãe-África com a força motriz que se mantem nos corpos e segue expandindo tudo à sua volta. Nesse sentido a trilha sonora, composta por Cesar Assolant, reverbera a sonoridade dos elementos e das forças da natureza aliando o toque dos tambores à sua técnica apurada e exuberante de violonista brasileiro. Os elegantes figurinos assinados por Lu Grecco são inspirados em referências da relação Brasil-África, de maneira revisitada e contemporânea.

 

A pesquisa audiovisual de linguagem realizada pelo artista Giuliano Vj Scan utiliza diferentes recursos para compor, de maneira poética, a ligação entre os imaginários dos dois continentes separados pelo mar. No entanto, o elo cultural resiste e se sobrepõe à geografia para traduzir na potência dos movimentos, nas sensações e gestos dos corpos, nas músicas, poesias e nas imagens, a imperiosa necessidade de reconexão entre o homem, a natureza e suas origens, respeitando os ritmos naturais da vida.

 

Esses corpos únicos, distintos entre si, impregnados de afetos e memórias, forjados pela mistura racial brasileira e de suas artes, descortinarão as semelhanças, as identidades e o reconhecimento de que a brasilidade é maravilhosamente indissociável da matriz africana, sugerindo uma reflexão: “Que África reverbera em você?”

Carlão 7.jpg

Foto: Mônica Maciel / Artista: Carlos Antônio dos Santos

bottom of page